Após 16 meses de aumentos consecutivos, preço do café tem primeira queda nos supermercados

Após 16 meses de aumentos consecutivos, preço do café tem primeira queda nos supermercados.

Imagem: Folha UOL

O preço do café em pó apresentou a primeira queda ao consumidor após 16 meses consecutivos de alta, conforme dados do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Entre os dias 16 de junho e 15 de julho, o produto teve uma leve redução de 0,18% nos supermercados, em comparação ao período anterior, de 16 de maio a 15 de junho.

Apesar da queda, o café ainda custa 86,5% a mais do que há um ano. Segundo especialistas entrevistados pelo portal g1, essa redução já era esperada para o segundo semestre, devido ao avanço da colheita da safra brasileira.

No campo, os preços começaram a cair com o início da colheita, que começou em março e segue até setembro. Junho e julho são considerados os meses mais fortes desse processo, o que ajuda a pressionar os preços para baixo.

A expectativa é de que os preços continuem em queda nas próximas semanas, acompanhando o ritmo da safra. No entanto, o setor ainda enfrenta incertezas em relação à tarifa de 50% imposta aos produtos brasileiros pelos Estados Unidos, durante o governo Donald Trump.

Os EUA são o maior comprador do café brasileiro, respondendo por 16% das exportações. O setor ainda aguarda novas negociações entre os dois países, o que pode influenciar diretamente nos preços praticados internamente.

Postar um comentário

0 Comentários